A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE DAMAS NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM
A história do Jogo de
Damas envolve 40 séculos de evolução. Sofreu inúmeras mudanças em seu formato.
Suas regras foram se adaptando a novas culturas até chegar ao formato atual,
ganhando adeptos no mundo todo.
A importância da
aprendizagem e da prática deste jogo na infância e adolescência vem sendo
comprovada por inúmeras pesquisas, tanto nos países desenvolvidos quanto nos
países em desenvolvimento. Esta atividade favorece o desenvolvimento mental das
crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando
suas capacidades de cálculo, raciocínio, também de concentração. Além disso,
quando este jogo é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia
o desenvolvimento no sentido da autoconfiança, visto que apresenta uma situação
na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se
destacar e, paralelamente, progredir em outras disciplinas acadêmicas.
O imenso mérito deste
jogo é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno,
ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu
próprio ritmo, valorizando assim, a motivação pessoal.
Por que desenvolver o
jogo de damas na escola?
O jogo de damas não é
apenas uma distração. É, além disso, um importante exercício intelectual, com
todos os tipos de combinações de uma complexidade incomparável. Ele constitui
uma distração sadia, que leva a criança ao treinamento da memória, à reflexão,
melhorando a aplicação nos estudos. É uma prática que prende a atenção, obriga
a concentrar-se, a refletir muito e ter mais rapidez de raciocínio. Muitos
alunos encontram neste jogo um meio de desenvolver sua criatividade, ou pelo
menos, desenvolvem seu potencial intelectual, que às vezes, demoraria muito
para se desenvolver pela falta de estímulos adequados.
Que a criança gosta
de jogar, isto é evidente, mas jogar na classe aumenta o prazer...
O tempo passa sem que
ela perceba! É preciso que durante o primeiro ano os alunos não joguem
realmente, mas aprendam as regras, familiarizem-se com o tabuleiro, descubram
seus aspectos físicos e sua geometria, procurem a solução de pequenos
problemas, sigam uma progressão bem estável, comecem a imitar as figuras e
posições sugeridas. Daí, eles mesmos criarão as novas posições, baseados nos
ensinamentos. A importância da aprendizagem e da prática deste jogo na infância
e adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas, tanto nos países
desenvolvidos quanto nos países de terceiro mundo. Esta atividade favorece o
desenvolvimento mental das crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa
e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo, raciocínio e, também de
concentração. Além disso, quando este jogo é introduzido nas classes de baixo
rendimento escolar, auxilia o desenvolvimento no sentido da autoconfiança,
visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de
descobrir uma atividade onde podem se destacar e, paralelamente, progredir em
outras disciplinas acadêmicas. O imenso mérito deste jogo é que ele responde a
uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a
possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando
assim, a motivação pessoal.
Do ponto de vista
pedagógico é inegável que esse esporte estimula pelo menos cinco capacidades do
desenvolvimento cognitivo:
a) raciocinar na
busca dos meios adequados para alcançar um objetivo;
b) organizar uma
variedade de elementos para uma finalidade;
c) imaginar
concretamente situações futuras próximas;
d) prever as
prováveis consequências de atos próprios e alheios e
e) tomar decisões
vinculadas à resolução de problemas.
O aprendizado deste
esporte incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo
para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da
criatividade e da memória.
Por outro lado, este
jogo é uma atividade recreativa que permite à criança assumir atitude própria,
dando a oportunidade de obter satisfações pessoais e de integrar-se plenamente
em seu grupo social.No que tange à aquisição do julgamento moral, a prática
deste esporte conduz à positiva experiência do ganhar e do perder, assim como à
formação do caráter, permitindo o desenvolvimento de qualidades tais como:
paciência, modéstia, prudência, perseverança, autocontrole, autoconfiança, e,
principalmente, a sublimação da agressividade.
Pesquisando-se o
ensino deste esporte nas escolas foi constatado o seguinte:
O jogo de damas,
ensinado metodicamente, constitui um sistema de estimulação
intelectual capaz de
aumentar o Q.I. das crianças;
O aluno adquire
através da aprendizagem e prática deste jogo, um método de raciocínio
e de organização das
relações abstratas e dos elementos simbólicos;
O jogo de damas é
considerado um excelente meio de elevar o nível intelectual dos
alunos, ensinando o
manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o
desenvolvimento de
certas capacidades psíquicas e até físicas e
A introdução do
jogo de damas no ensino escolar é um elemento ideal para cultivar o pensar.
O efeito essencial da
implantação deste esporte nas escolas possui três aspectos:
a) ético; b)
intelectual e c) escolar e pedagógico.
Controle de si
mesma;
Paciência;
Perseverança;
Respeito aos
outros;
Modéstia;
Honestidade.
b) ASPECTO
INTELECTUAL
Desenvolvimento da
capacidade de análise e de síntese;
Estruturação do
raciocínio;
Exercícios de
memória e de atenção.
As faculdades
intelectuais raramente são inatas na criança. Adquire-se, pouco a pouco, no
decorrer dos anos. Aliás, os alunos que não estão predispostos a percorrer os
caminhos da escolaridade, são frequentemente marcados por algum obstáculo. O
jogo de damas não constitui o remédio milagroso, mas ajuda na receita desta
nobre tarefa, colaborando para o aluno atingir as escolas superiores, ou pelo
menos, continuando para seu aperfeiçoamento intelecto-cultural.
c) ASPECTO ESCOLAR E
PEDAGÓGICO
O jogo de damas
beneficia o aluno para:
Um melhor estado de
espírito;
Um clima de
expansão de aceitação da classe em geral;
Melhoramento mais
ou menos rápido do raciocínio matemático, pois os alunos aprendem
a observar bem e
rapidamente, assim como também aprendem a discernir;
Uma tomada de
consciência do potencial de qualidades e de capacidade intelectuais, até
então inexploradas;
inteligência, memória e espírito criativo na composição de pequenos
problemas;
Treinar a
imaginação para respeitar regras específicas;
Maior sociabilidade
e melhor qualidade de relacionamento com adultos;
Melhoria na
capacidade de desenvolver hipóteses.
Texto de Lélio Marcos Luzes Sarcedo
Mestre
Internacional de Jogo de Damas
As aulas de recreação dos alunos da EPOH vem sendo ministradas pela professora Susan.
Umas das atividades para os dias de muito sol ou de muita chuva é o jogo de
damas. Nossas crianças jogam com prazer e acontece
uma interação social que trabalhada corretamente desenvolve os conceitos de
ética, responsabilidade e cidadania. Esta alternativa de aprendizagem pode ser
aplicado em diversos níveis de interesse, de objetivos e de complexidade
gradativa, podendo ser trabalhado de vários modos na mesma aula.
Editado por Andréa de Souza Félix Amaral