Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que
diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem
acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de
ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos
referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos
pontos de vista.
Objetivos
O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo é favorecer uma avaliação mais completa do estudante e do próprio trabalho docente,
proporcionando um espaço de reflexão sobre o trabalho que está sendo realizado
e possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo
mudanças para estratégias mais adequadas à aprendizagem de cada turma e/ou
aluno.
No Conselho de Classe, mais do que decidir se os alunos serão aprovados
ou não, objetiva-se encontrar os pontos de dificuldade tanto dos alunos quanto
da própria instituição de ensino na figura de seus professores e organização
escolar.
Nele deve haver uma discussão coletiva onde serão apontadas dificuldades
de alunos, professores e instituição de ensino, a fim de buscar melhorias para
o processo ensino-aprendizagem. Ele é um espaço democrático de construção de
alternativas para o desenvolvimento da instituição de ensino e das estratégias
para o atendimento aos que nela estudam.
O Conselho de Classe, enquanto instrumento de avaliação, requer
que os alunos estejam sendo constantemente observados pelos professores e
demais especialistas que compõem os profissionais da instituição de ensino.
Para isso, a avaliação deve ser cotidiana, pois todo o dia, toda a semana, até
o final do semestre ou ano, cada aluno deve estar sendo percebido pelos
professores que trabalham com ele. Ao observar, diagnosticar e registrar,
saberes estão sendo extraídos sobre cada aluno de forma a enquadrá-lo dentro de
uma determinada categoria de desenvolvimento que define alvos a serem
alcançados por todos.
A equipe pedagógica deve ter em mente os alvos educacionais a serem
desenvolvidos e avaliados no processo de aprendizagem dos alunos. Esses alvos
devem abranger atitudes de participação, respeito e responsabilidade;
construção de conhecimento e apreensão de conteúdos e conceitos; e formação do caráter e da cidadania.
Nesta prática avaliativa, cada aluno deve ser visto individualmente, em
suas singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias particulares.
O Conselho de Classe, para cumprir sua função, exige dos professores um
olhar cotidiano detalhado sobre cada indivíduo para que, durante a reunião,
possam contar, explicar, lembrar e definir, a partir daquilo que observaram e
obtiveram como informação sobre a aprendizagem, o desenvolvimento e a história
de vida de cada aluno, assim como o tipo de progressão adequada para cada um
deles.
A equipe pedagógica deve ter em mente que o processo de avaliar possui,
basicamente, três passos:
• Conhecer o nível de desempenho inicial do aluno (constatação da
realidade);
• Analisar o progresso do aluno comparando seu nível inicial de
desempenho com o nível atual, considerando o que é essencial e importante de
ser aprendido e desenvolvido ao longo do processo educativo (qualificação da
aprendizagem);
• Tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.
Fundamendal é ter consciência de que só se pode avaliar o que foi
ensinado e que a evolução do aluno, seu progresso entre o nível inicial e
atual, é o que importa.
Desta forma, é necessário que enquanto os alunos têm seu desenvolvimento
avaliado, os professores também reflitam sobre a necessidade de reformular as
práticas educativas a fim de levar sugestões para somar às reflexões que serão
realizadas durante o Conselho de Classe.
Organização
Quem participa
Professores, orientadores, supervisores e, em determinados casos, alunos
e/ou seus representantes. E também alunos
Objetivo
Compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar
a tomada de decisões para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Vantagens
• Viabiliza avaliações mais completas sobre a aprendizagem e o
desenvolvimento dos alunos;
• Facilita a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de
vista;
• Permite a avaliação da eficácia dos métodos utilizados;
• Promove a troca de ideias para tomada de decisões rumo à melhoria do
processo ensino-aprendizagem;
• Favorece a integração entre professores.
Como planejar
Preparar a pauta da reunião listando os itens que precisam ser
comentados e discutidos. Todos os participantes devem ter direito à palavra
para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções.
O que esperar
Chegar a um consenso da equipe em relação:
• às avaliações de desenvolvimento dos alunos, considerando as
singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias de vida de cada um;
• às intervenções necessárias para melhorar o processo
ensino-aprendizagem das turmas e dos alunos, individualmente.
Resultado
• Promover uma visão mais correta, adequada e abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valorizar a observação do progresso individual dos alunos aula a aula,
bem como seu comportamento cognitivo, afetivo e social durante as aulas;
• Reconhecer o valor da história de vida dos alunos, tanto no que se
refere a seu passado distante quanto próximo (período a ser avaliado);
• Incentivar a auto-análise e auto-avaliação dos profissionais de
ensino;
• Prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário;
• Traçar metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente
realizadas.
Referências
GENTILE, Paola; ANDRADE, Cristiana. Avaliação nota 10. Nova Escola On-line. <http://novaescola.abril.com.br/ed/147_nov01/html/repcapa_conselho.htm>
MARCO, Regina M. S.; MAURÍCIO, Wanderléa P. D. O Conselho de Classe: momento de reflexão para as estratégias
pedagógicas e a aprendizagem do estudante. Revista de Divulgação
Técnico-científica do ICPG, vol.3, n.10, jan.-jun./2007, p. 83-87. <http://www.icpg.com.br/hp/revista/index.php>
BARBOSA, Mirtes L. P. O Conselho de Classe: prática escolar e
produção de identidades. 10.05.2005. <http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/152/31/1/3/
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Esse ano o Conselho de Classe de encerramento do 1º Bimestre de 2013, coincidiu com a Páscoa dos funcionários da EPOH. Após os trabalhos, foram tiradas várias fotos e uma pequena confraternização diante de tantos girassóis entre os funcionários.
Editado por Andréa de Souza Félix Amaral