Do dia 16 ao dia 20 de março, estaremos
realizando na EPOH A Semana da Leitura. Assim sendo, criamos um ambiente onde o aluno possa
descobrir o interesse pelo livro, criando um vínculo de afetividade, compreensão
do livro como um brinquedo, para não se contaminar com a idéia de que ler é
chato. Se for necessário ler mais de uma vez o mesmo livro para a criança,
porque fazendo assim, ela pode estar ativando alguma área de sua inteligência
para compreensão, e não devemos perder de vista que a princípio, somos nós
adultos que devemos despertar o seu interesse. O contato com a leitura desde
cedo rende frutos na vida adulta. Quando se conta uma história para uma
criança, a linguagem oral se mistura com a escrita. Mas quando se lê, há o
contato com a linguagem oral e escrita bem maior que é fundamental no processo
de formação de um leitor. Ao ler devemos envolver a criança, criar uma
ambientação propícia, quase um suspense... pois as crianças gostam é a leitura
torna-se mais atraente e divertida, verificando-se que as preferências de
nossos pequenos leitores são pelos livros-brinquedos e pelos contos de fadas.
Os contos de fadas apresentam sempre conflitos universais. A aparição de bruxas
más e provações ajudam a criança a interpretar melhor a vida real e identificar
seus próprios medos, criam uma base para a formação de sua personalidade. A
criança interpreta a simbologia contida nessas histórias de acordo com suas
vivências. 28 Periódico de Divulgação Científica da FALS Ano IV - Nº VIII- JUN
/ 2010 - ISSN 1982-646X O Era uma vez... O mundo dos Contos de Fadas são
oportunidades ímpares de poder para a formação de excelentes e permanentes
leitores. O grande escritor infantil Hans Christian Andersen é uma boa
oportunidade para explorar a fantasia das crianças com histórias clássicas que
serem encantaram e encantam gerações, como “O Patinho Feio” e “O Soldadinho de
Chumbo”, dentre muitos outros.
As narrativas sempre se passam em lugares
distantes, muito longe daqui... Seus personagens possuem nomes comuns ou
apelidos, como João e Chapeuzinho Vermelho. Esses elementos facilitam a
memorização, aguçam a imaginação dos nossos pequenos leitores e tornam a
narrativa apropriada à oralidade. No conto maravilhoso, o leitor é transportado
para um mundo onde tudo é possível: tapetes voam e galinhas que põem ovos de
ouro, bruxas com maçãs envenenadas, anões e gigantes. Essa é a magia da
fantasia. A fantasia e a sutileza dos contos de fadas auxiliam nossos pequenos
leitores a lidar com problemas diários como a morte, a separação de seus pais e
as brigas com seus irmãos, ajudando-os superar e reconhecer os seus medos. As
crianças se identificam com os heróis e experimentam diversas sensações e
emoções.
Editado por Andréa de Souza Félix