quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FIM DO RECESSO NATALINO



COMO RETORNAR BEM A ESCOLA APÓS O RECESSO




“Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina a qualidade do que você faz” (Lou Holtz)



Todos nós passamos o ano trabalhando e planejando em paralelo o que iremos fazer no período de nossas férias ou recesso. E quando o período chega, é uma maravilha. Podemos acordar um pouco mais tarde, dormir um pouco mais tarde, passear e curtir bastantes junto aos nossos familiares e amigos e assim ir levando os dias sem ter compromissos com horários. Porém quando esse período maravilhoso passa, lembramos-nos do nosso retorno ao trabalho sem muito estimulo, geralmente nos vem na mente às frases:
“nossa, vai começar tudo de novo!”
“nossa, vou ter que voltar a acordar cedo e dormir cedo”
“vamos lá enfrentar os problemas novamente”.
Porque a maioria das pessoas não sente prazer em voltar ao seu trabalho? Trata o retorno como um fardo pesado, e que se tem que carregar. Infelizmente, na maioria dos casos é assim. Porém, se quisermos podemos mudar isso, buscando pensar de outra forma e encarar tudo de forma mais otimista e prática.
Segue abaixo algumas dicas de como tornar o retorno ao trabalho, após as férias, algo prazeroso e gratificante:
  1. Tenha em mente que o seu trabalho, é algo importante na sua vida, não é só sua fonte de renda, mas o local onde você pode mostrar todo o seu potencial, e também onde você pode crescer profissional e pessoalmente;
  2. Considere seu retorno uma retomada profissional, e esteja aberto a novos desafios diários que ajudarão no seu crescimento dentro e fora da escola;
  3. Tente manter organizada as suas atividades, bem como seu planejamento,  para  continuar desempenhando a sua função com competência, sem se sentir perdido, sem saber por onde começar;
  4. Tente não deixar nada pendente em relação a suas atividades. 
  5. Procure saber se houveram mudanças significativas na escola em que você trabalha. Preferencialmente procure essa informação com as coordenadoras, secretaria ou a gestora, ou com alguém de confiança, pra evitar informações incorretas;
  6. Não se preocupe com a lentidão do retorno, isso é normal. Aos poucos, você vai voltar ao ritmo certo para o desenvolvimento de suas atividades;
  7. Se possível, uma semana antes do seu retorno, tente voltar a acordar cedo, não dormir fora de horário, se alimentar nos horários corretos. Isso ajudará muito a você não sentir tanto a lentidão do retorno as suas atividades diárias.
Férias/recesso são apropriados para relaxamento mental e corporal, e deve ser visto como o tempo específico para recarregarmos as baterias, para que o nosso retorno ao trabalho seja prazeroso e nosso ânimo volte renovado.

Texto adaptado - Juliana Crisóstemo.        

                                                                      ******************

Hoje iniciaram oficialmente as atividades de todos os funcionários da EPOH. A escola ofereceu um delicioso café da manhã, após as belíssimas palavras de boas vindas do nosso querido pastor Marlúcio. Muitos dizem que o ano começa após o carnaval. Na EPOH o ano inicia quando voltamos ao trabalho, pois durante as duas primeiras semanas, sem a presença dos alunos, é que se realiza a faxina geral em toda a escola, o planejamento anual pelo professor, a escolha dos projetos a serem realizados no decorrer do ano, novas matrículas, transferências, confecção de diários e etc, para que quando nossas crianças chegarem, possam encontrar um ambiente organizado e agradável de estudar. Então que 2013 seja doce!!!
MENSAGEM

Deus é como açúcar

Certo dia uma professora perguntou aos seus alunos: Alguém sabe explicar quem é Deus? Uma das crianças levantou o braço e disse:
Deus é o nosso pai. Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela.
A professora querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
Como vocês sabem que Deus existe se nunca o viu?
A sala ficou em silêncio. Pedro, um menino muito tímido, levantou a mão e disse: A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no leite que ela prepara todas as manhãs para mim, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor.
A professora sorriu e disse: Muito bem Pedro, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida! Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
Deus existe e está sempre no meio de nós, só que não o vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor.
Vivemos momentos difíceis em nossas vidas, violência, desrespeito, ódio e falta de fé. Tudo isso torna nossa vida salgada, fria e azeda como vinagre. Somente a presença de Deus em nós pode adoçar nossa realidade e dar valor à nossa existência.
Boa semana a todos e não esqueçam de colocar “AÇÚCAR” em suas vidas.

Com carinho,
Equipe EPOH.


Planejamento 2013.










































Sorria sempre! Seus lábio não precisam traduzir
o que acontece em seu coração.
Clarice Linspector

Editado por Andréa de Souza Félix Amaral

Caros seguidores, Comunicamos que deixamos de publicar neste blog!!! Novas informações sobre a Escola Presbiteriana Orvalho do Hermom...